ApostaReal News

ApostaReal News

ApostaReal News Copa América 2024 Curiosidades Estatísticas Futebol

Quem são os Artilheiros da História da Copa América?

Em clima de Copa América 2024, listamos os maiores artilheiros da história da competição. Clique e saiba mais!

Quem são os Artilheiros da História da Copa América?

Com o início da Copa América nos Estados Unidos, como sempre, as expectativas são altas para vermos verdadeiros espetáculos em campo, além das intensas rivalidades sul-americanas em campo.

É fato que a emoção máxima no futebol são os gols. Entretanto, em um disputado torneio como a Copa América, são poucos os jogadores que conseguem balançar as redes muitas vezes.

Para você ficar bem informado, hoje traremos uma lista com os maiores artilheiros da história da Copa América. Confira aqui!

Maiores artilheiros da história da Copa América

1 – Norberto Méndez e Zizinho

Curiosamente, os artilheiros históricos da competição são meias. Empatados na primeira posição da artilharia da Copa América, o argentino Norberto Méndez e o brasileiro Zizinho marcaram 17 gols cada por suas seleções.

Norberto Méndez, também conhecido como Tucho, foi um grande jogador da seleção argentina nos anos 40. Além de marcar um hat-trick contra a seleção brasileira em 1945, também foi um dos principais nomes da Argentina em seu tricampeonato histórico da Copa América, nos anos de 1945, 1946 e 1947.

Já o brasileiro Zizinho participou de 6 edições da Copa América entre os anos de 1942 e 1957, e marcou gols em todas as suas participações. Além de ser um jogador importante para o título do Brasil em 1949, Zizinho se destacou marcando 4 gols em uma única partida contra o Chile em 1946.

2 – Teodoro Fernández e Severino Varela

Nossa lista segue com mais dois nomes “das antigas”, pois o peruano Teodoro “Lolo” Fernández e o uruguaio Severino Varela estão empatados na segunda posição da artilharia, com 15 gols cada.

Teodoro Fernández participou de 4 edições da Copa América, sendo que seu ano de maior destaque foi o de 1939. Na ocasião, Lolo teve a honra de conquistar o primeiro título do Peru na Copa América, além de marcar 7 gols na edição.

Enquanto Lolo teve uma edição especial do torneio, o uruguaio Severino Varela mostrou regularidade em todas as suas participações na Copa América. Varela participou das edições de 1937, 1939 e 1942, deixando 5 gols em cada uma delas. Além disso, foi campeão com o Uruguai em sua última participação.

3 – Eduardo Vargas e Paolo Guerrero

Partindo para nomes mais atuais do mundo da bola, empatam na terceira posição da artilharia o chileno Eduardo Vargas e o peruano Paolo Guerrero, com 14 gols marcados cada.

Eduardo Vargas, atualmente jogador do Atlético-MG, é conhecido internacionalmente pelas suas ótimas atuações com a camisa do Chile. Além de ter sido artilheiro da Copa América duas vezes, conquistou os títulos de 2015 e 2016 com a seleção chilena.

Já o peruano Paolo Guerrero, também conhecido pelo povo brasileiro, é uma das grandes referências do futebol peruano. Disputando a Copa América, Guerrero foi artilheiro de três edições: 2011, 2015 e 2019. 

4 – 6 jogadores dividem a posição

Lionel Messi comemora gol pela Argentina

Já pela quarta posição na artilharia da Copa América, 6 jogadores dividem a posição com 13 gols marcados. Entre eles, estão Lionel Messi, Ademir de Menezes, Gabriel Batistuta, Jair da Rosa Pinto, José Manuel Moreno e Héctor Scarone. Destes, somente Lionel Messi ainda está em atividade.

Com a camisa da seleção argentina, o craque Lionel Messi já disputou 5 edições da Copa América: 2007, 2011, 2015, 2016 e 2021 – sendo este último o ano em que a seleção argentina foi campeã. Além disso, seu maior destaque foi na edição de 2016, com 5 gols marcados.

Conclusão

Até então, nenhum jogador em atividade conseguiu marcar mais de 14 gols na Copa América, e Norberto Méndez e Zizinho seguem isolados na artilharia da competição. 

Dos jogadores em atividade, os mais próximos de alcançá-los são Lionel Messi, Eduardo Vargas e Paolo Guerrero. Mas será que um desses jogadores pode assumir a artilharia da competição na edição deste ano?

Para mais conteúdos sobre o mundo da bola, confira nosso site!

Gabriel Manarim
About Author

Gabriel Manarim