Quantas Vezes o Athletico-PR Foi Rebaixado para a Série B?
O Athletico-PR amargou o rebaixamento com a derrota para o Atlético-MG na última rodada do Brasileirão Série A. Saiba
O Athletico-PR amargou o rebaixamento com a derrota para o Atlético-MG na última rodada do Brasileirão Série A. No ano de seu centenário, o Furacão conquistou o Campeonato Estadual, mas retorna à Série B com um rebaixamento após 12 anos disputando na elite do futebol brasileiro. Este é o quarto rebaixamento da história do Athletico-PR. Além do Furacão, Criciúma, Atlético-GO e Cuiabá também foram rebaixados para a Série B.
O Athletico-PR chegou na última rodada precisando de uma vitória ou um empate para garantir permanência na Série A, mas o gol de Rubens levou a vitória para o Atlético-MG. Além da derrota em seu jogo, Fluminense e RB Bragantino venceram suas partidas contra Palmeiras e Criciúma, respectivamente, e se safaram do rebaixamento.
O clube compartilhou uma carta ao torcedor se desculpando pelos resultados do ano, e listou pontos que podem ter levado à queda. A carta emitida pelo clube ainda ressalta a importância da união entre torcedor e time.
Rebaixamentos do Athletico-PR
O rebaixamento do Athletico-PR em 2024 entra para a história do clube em seu ano centenário como o quarto rebaixamento de sua história. O Furacão desceu para a Série B em 1989, 1993 e em 2011. O último rebaixamento do Athletico-PR em 2011 foi marcado pela falta de conquistas e pela troca de treinador. A equipe chegou a ter sete treinadores diferentes durante toda a temporada em 2011.
Sérgio Soares foi o primeiro treinador da equipe, mas logo deu lugar ao interino Leandro Niehues. O interino cedeu o lugar para Geninho, que logo foi trocado por Adilson Batista. No entanto, Adilson também foi mandado embora e Leandro Niehues voltou ao comando da equipe de forma interina até a chegada de Renato Gaúcho. Por fim, já na reta final da temporada, o Furacão demitiu Renato Gaúcho e encerrou o ano com Antônio Lopes.
A Temporada do Furacão em 2024
No ano de seu centenário, a temporada do Athletico-PR foi parecida com a de 2011, a não ser pela conquista do Campeonato Estadual. Mas apesar de ter conquistado o Estadual, o ano do Athletico-PR foi marcado pela eliminação da Copa do Brasil ainda nas quartas de final ao perder nos pênaltis para o Vasco. A equipe também foi eliminada nas quartas de final Na Copa Sul-americana, ao perder para o Racing, da Argentina.
No Brasileirão, o Athletico-PR terminou na 17ª posição com 42 pontos em 11 vitórias, nove empates e 18 derrotas. Outro ponto que se assemelha ao rebaixamento de 2011 foi a quantidade de treinadores. A equipe contou com quatro treinadores nesta temporada. Confira:
- Juan Carlos Osório – sete vitórias, quatro empates e uma derrota
- Cuca – 14 vitórias, quatro empates e cinco derrotas
- Martin Varini – nove vitórias, quatro empates e seis derrotas
- Lucho González – três vitórias, dois empates e nove derrotas
Confira as principais notícias esportivas em Aposta Real!