Mundial de Clubes: FIFA Cria Nova Janela de Transferências
A FIFA decidiu incluir uma nova janela de transferências, pensando no Mundial de Clubes de 2025. Saiba mais!
A FIFA decidiu incluir uma nova janela de transferências, pensando no Mundial de Clubes de 2025. A nova janela será de 1° à 10 de junho, com o objetivo de incentivar a movimentação entre os clubes para se fortalecer no mundial, além de facilitar a prorrogação de contratos.
As associações membros da FIFA irão decidir se irão aderir a nova janela de transferências, que estará disponível para os times participantes do novo Mundial de Clubes da FIFA. As demais equipes poderão utilizar a nova janela de transferências apenas se suas respectivas federações a aderirem.
Veja também
- Luis Suárez sobre Bielsa: Ele nem nos cumprimenta!
- Atlético-MG e Flamengo em Vantagem na Copa do Brasil
O novo Mundial de Clubes será disputado em 2025, nos Estados Unidos e contará com 32 equipes. Destas, o Brasil já tem confirmado o Palmeiras, Flamengo e Fluminense, podendo ter ainda o Botafogo e Atlético-MG, caso uma destas equipes vença a Copa Libertadores deste ano.
Novo Formato do Mundial de Clubes
Com o novo formato, a competição passará a ser disputada de quatro em quatro anos, além de ter uma nova forma de classificação. O Mundial de Clubes funcionará da seguinte forma:
As 32 equipes classificadas serão divididas em oito grupos com quatro equipes cada, para disputar uma fase de grupos. Nesta primeira etapa da fase de grupos, cada equipe do grupo se enfrentará em jogo-único. Assim, as duas melhores equipes de cada grupo irão para a fase eliminatória. As partidas da fase eliminatória também serão disputadas em jogo-único até a final.
Classificação e Ranking
A classificação para competição será feita durante as quatro temporadas que antecedem o Mundial de Clubes. Serão classificadas 31 equipes via conquista de títulos continentais de maior importância e via Ranking de Pontos dentro do período de quatro anos. Apenas as partidas dos torneios continentais de maior importância de cada confederação terão pontos contabilizados. A última equipe será definida pelo país sede da competição, completando 32 clubes.
Cada confederação terá um número específico de equipes na competição, a depender dos critérios de classificação e do “Country Cap”. Pelo Country Cap, apenas duas equipes por país poderão participar do Mundial de Clubes, a não ser que mais de duas equipes de um país vença a competição continental de sua confederação.
Confira as principais notícias esportivas em Aposta Real!