Deixa o Menino Jogar
Em publicação pela Aposta Real, nosso parceiro Elcio Mendonça fala sobre o tempo de jogo de Endrick pelo Brasil.
Sob o pretexto de proteger Endrick, Dorival Júnior apenas atrasa o inevitável
Dorival Júnior vive um dos momentos de maior exigência na carreira de um técnico: a transição de treinador de clube para ser um profissional de seleção.
A rotina é completamente diferente. Sai de cena o dia-a-dia de um time para um cargo onde vive-se muito mais de observação, com jogos espaçados pelo ano.
A exceção são torneios como a Copa América, por exemplo, que dá ao técnico uma realidade parecida com a de um clube, mas com a diferença de que você pode ser eliminado após realizar apenas três partidas.
Dorival ainda carrega alguns dos vícios do treinador de clube, o que é natural. Chegou recentemente à Seleção, após toda uma carreira em times.
Um desses vícios é a necessidade de preservar jovens talentos, como um técnico que adota a cautela antes de lançar uma promessa no time principal.
Endrick, a joia da vez, já viveu isso no Palmeiras, com Abel Ferreira não precipitando em um primeiro momento a sua estreia na equipe principal e, depois, a escalação como titular. Algo natural e compreensível.
Mas na Seleção é diferente. Quem está lá é porque fez por merecer em seu clube. Endrick, por exemplo, liderou o Palmeiras a um título improvável no Brasileirão e, depois, viveu um cenário diferente, com a obrigação de ser campeão, como aconteceu no último Paulistão.
Poderia ter sido testado como titular nos amistosos contra México e Estados Unidos e, ao que tudo indica, não começará no 11 inicial diante da Costa Rica.
Do ponto de vista técnico, ele é o melhor camisa nove que o futebol brasileiro pode oferecer a Dorival. Taticamente, por sua vez, traz a profundidade ao ataque que falta com o trio Vinicius Júnior, Rodrygo e Raphinha, que contam com velocidade, mas se atrapalham quando o adversário diminui o espaço para jogar.
A tendência é Endrick se tornar titular com o tempo, mas por que frear o processo?
Deixa o menino jogar, Dorival!
Concorra a uma camisa oficial da Seleção
Em parceria com a Aposta Real, eu sorteio no meu Instagram uma camisa oficial da Seleção, para você torcer bem vestido nesta Copa América.
É fácil participar, não fique de fora!