#6 Campanhas Históricas – Os Invencíveis de Arsenal
No 6º artigo da Série #CampanhasHistóricas, vamos falar sobre os Invencíveis de Arsenal na épica temporada de 2003/2004!
Pela Premier League, no ano de 2004, o Arsenal conquistou um feito inédito: Foi campeão da primeira divisão inglesa invicto. Por conta de sua quase perfeita atuação, o time de 2004 ficou conhecido como os “Invencíveis de Arsenal”.
Hoje em dia, o Manchester City de Pep Guardiola está vencendo títulos a todo momento e, às vezes, parece até que foi o melhor time inglês da história. Entretanto, até hoje nenhuma equipe da Premier League conseguiu realizar os feitos do Arsenal de Arsène Wenger na temporada de 2003/2004. Saiba o que esse time teve de tão especial!
Invencíveis de Arsenal: Táticas de Wenger
Grande parte do sucesso do Arsenal desta geração passa pelas táticas e conhecimento de gestão do lendário técnico francês Arsène Wenger, que comandou os Gunners de 1996 a 2018.
Sua formação preferida era o 4-4-2, formação clássica da época, contando com jogadores de qualidade como Thierry Henry, Bergkamp, Ashley Cole, Gilberto Silva e Patrick Vieira.
Sem a bola, a equipe de Wenger jogava de forma bem recuada com as duas linhas compactas de 4 jogadores. Entretanto, quando estava perdendo, buscava pressionar bastante jogando no campo adversário e, além disso, adotava um estilo de pressão após perda de posse. Por conta do estilo de marcação recuada em grande parte das vezes, a equipe ficava vulnerável a bolas longas e, por isso, o goleiro Lehmann foi essencial para garantir que a equipe não sofresse muitos gols.
Já com a posse de bola, a equipe atuava de forma mais equilibrada. Ao encontrar a equipe adversária fora de posição, os Gunners buscavam passes verticais para sair em velocidade no contra-ataque. Já quando o time adversário estava mais ajustado, a equipe buscava organização ofensiva e movimentação para criar passes, sempre aproveitando de toques de primeira, lançamentos nas costas da defesa e arrancadas em velocidade.
Invencíveis de Arsenal: Performance na Premier League de 2003/2004
O time do Arsenal de 2003/2004 foi uma verdadeira sensação e fez uma temporada que beirou a perfeição. Com 90 pontos conquistados, a equipe de Wenger foi campeã da Premier League com 26 vitórias e 12 empates, não perdendo nenhuma vez. Além disso, a equipe conseguiu ser a defesa menos vazada da competição e também o ataque mais letal. Foram 73 gols marcados e somente 26 gols sofridos.
Conclusão
Agora você entende por que o time dos Gunners de 2003/2004 é até hoje chamado de Os Invencíveis de Arsenal, não é mesmo? Afinal, foi um time de astros que venceu com facilidade a competição e construiu uma história lendária.
E aí? Será que algum dia veremos outra equipe vencer a Premier League de forma invicta?
Para mais conteúdos sobre o mundo da bola, confira nosso site!