#4 Campanhas Históricas – O que foi o Dream Team no Basquete Olímpico?
No 4º artigo da Série #CampanhasHistóricas, vamos falar sobre o Dream Team do basquete olímpico na campanha inesquecível de
Nas Olimpíadas de Barcelona, no ano de 1992, fãs do mundo todo se impressionaram com a seleção dos Estados Unidos anunciada para a competição. Com grandes astros do esporte no grupo, a seleção estadunidense deste ano ficou conhecida como “Dream Team”.
E não foi só o anúncio que impressionou, viu? O Dream Team dos norte-americanos realizou uma campanha histórica nas Olimpíadas do mesmo ano.
Para fechar a série de Campanhas Históricas, hoje nós falaremos tudo sobre a campanha perfeita realizada pelo Dream Team na competição de Barcelona. Confira agora!
Dream Team: Um time histórico
Antes do ano de 1992, a federação internacional de basquete proibia as seleções de convocar jogadores profissionais. Entretanto, algumas equipes conseguiam burlar as regras, trazendo desequilíbrio na competição. Então, no ano de 1992, a federação decidiu mudar suas regras, e passou a aceitar atletas profissionais.
Então, a partir desta simples decisão, os Estados Unidos puderam selecionar grandes talentos da NBA, e o mundo conheceu o time que ficou famoso por ser considerado a melhor equipe do mundo.
A equipe era constituída por jogadores lendários, como Michael Jordan, Magic Johnson, Charles Barkley, Scottie Pippen e Larry Bird. Além disso, todos os outros jogadores também eram muito talentosos, e não é à toa que a seleção do ano ficou conhecida como “Dream Team”, o time dos sonhos.
Dream Team: Performance nas Olimpíadas de 1992
Apesar do nome, o time perfeito não ficou somente nos sonhos dos fãs. A equipe “perfeita” se tornou realidade durante as Olimpíadas de Barcelona, e a seleção estadunidense se sagrou campeã do basquete olímpico ao fim da competição.
Pela fase eliminatória, os norte-americanos eliminaram as seleções de Porto Rico, Lituânia e, finalmente, a Croácia na final. Além disso, o time foi campeão invicto e as atuações foram tão boas que a equipe teve uma média de 44 pontos à frente de seus oponentes nas partidas. Como se tudo isso não bastasse, a equipe não perdeu nem mesmo um quarter na competição.
Conclusão
Agora você entende por que a seleção estadunidense de 1992 é até hoje chamada de Dream Team, não é mesmo? Afinal, foi um time de astros que venceu com facilidade a competição e construiu uma história lendária.
E aí? Será que algum dia veremos uma seleção tão boa quanto no basquete olímpico?
Para mais conteúdos sobre o mundo da bola, confira nosso site!