Análise – Quem Representa o Brasil no Rio Open?
O Brasil vai sediar o Rio Open e nesta análise nós vamos apresentar os representantes do país no torneio!

A 11ª edição do Rio Open, maior torneio ATP da América do Sul, terá início no próximo sábado (15) com a presença do alemão Alexander Zverev e o fenômeno João Fonseca. O evento será disputado nas quadras de saibro do Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro.
O Rio Open é o primeiro torneio de tênis a receber o ATP 500 World Tour criado no Brasil, um dos grandes torneios da temporada de tênis. O evento foi criado em 2014, e até a edição de 2016 também contava com o WTA.
No entanto, apesar de ser o primeiro grande torneio criado no Brasil, o primeiro brasileiro a vencer um Rio Open apareceu apenas na edição anterior em 2024. Se trata de Rafael Matos, que venceu o torneio de duplas com o colombiano Nicolas Barrientos.
Pensando nisto, surge uma questão muito pertinente para a história do tênis brasileiro: quem representa o Brasil no Rio Open?
Tenistas Brasileiros no Rio Open
Os tenistas brasileiros ainda não conseguiram emplacar uma grande performance no Rio Open na disputa simples. Desde a primeira edição do torneio, o mais longe que um tenista brasileiro chegou no torneio simples foi até as quartas de final.
Na última edição, aliás, três tenistas brasileiros chegaram às quartas de final, mas caíram logo em seguida. Se trata de Thiago Wild, João Fonseca e Thiago Monteiro que vão buscar uma “revanche” nesta nova edição do torneio. Além deles, o Brasil será representado também por Felipe Meligeni, que caiu nas oitavas de final da última edição.
Thiago Wild
O tenista Thiago Seyboth Wild é o número 1 no ranking brasileiro e ocupa a 77ª posição no ranking ATP, sendo o brasileiro mais bem colocado no ranking. Mas, apesar do ranking, o brasileiro ainda não conseguiu engrenar nesta temporada, com eliminações precoces no Australian Open e Quimper Challenger Tour.
Porém, é preciso lembrar que Thiago Wild chegou às quartas de final do Buenos Aires Open do ATP 250, disputado em quadras de saibro, como o Rio Open.

João Fonseca
A sensação do momento, João Fonseca, ocupa a terceira posição no ranking brasileiro e a 99ª posição no ranking ATP. O jovem tenista de apenas 18 anos venceu o Canberra no Challenger Tour, disputado em quadra dura. Mas, o brasileiro também foi eliminado precocemente no Australian Open.
Assim como Thiago Wild, o jovem João Fonseca também chegou às quartas de final do Buenos Aires Open.

Marcelo Melo e Rafael Matos nas Duplas do Rio Open
Na disputa de duplas, a dupla Marcelo Melo e Rafael Matos representará o Brasil na disputa. Na edição anterior, Marcelo Melo fez dupla com o holandês Matwe Middelkoop, quando caiu nas oitavas de final para a dupla de Rafael Matos e Nicolas Barrientos.
A parceria entre Marcelo Melo e Rafael Matos não é novidade, pois a dupla conquistou o seu primeiro prêmio juntos no Stuttgart Open de ATP 250 em quadra de grama, na Alemanha.

Onde Assistir ao Rio Open
As partidas do Rio Open irão acontecer entre os dias 15 e 23 de fevereiro, com transmissão pela SporTV 3 na tv fechada.
Confira as principais notícias e análises esportivas em Aposta Real!