#3 Campanhas Históricas – O Ouro Brasileiro nas Olímpiadas
Este é o 3° artigo da Série #CampanhasHistóricas e vamos falar sobre a conquista do primeiro Ouro do futebol
Introdução
Para começar, é bom trazer à tona o motivo por trás deste artigo: uma certa faixa branca com os dizeres %100 JESUS. Qualquer brasileiro – e alemão – se lembra da faixa utilizada por Neymar após a disputa da Medalha de Ouro contra a Alemanha nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
Este é o terceiro artigo da Série #CampanhasHistóricas e nós vamos falar sobre a conquista da primeira Medalha de Ouro do futebol brasileiro nos Jogos Olímpicos!
100% JESUS e o Primeiro Ouro nas Olímpiadas
O Brasil foi sede das Olímpiadas em 2016 e isso seria motivo suficiente para acreditar que o primeiro Ouro viria, se não fosse pela Copa do Mundo de 2014. Infelizmente, a história da conquista mais importante do futebol brasileiro nas Olímpiadas começa com uma “tragédia” futebolística.
O placar elástico de 7 x 1 para a Alemanha na semifinal da Copa do Mundo de 2014 realizada em casa pairava – e ainda paira – sob a Seleção Brasileira como um fantasma. Se não bastasse, o Brasil ainda amargou uma medalha de Prata nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 ao perder a final para o México.
Confira nosso artigo e aprenda Como Apostar em Futebol nas Olímpiadas
E para concluir a desconfiança, nas Olímpiadas de 2016 a Seleção foi comandada por um técnico pouco conhecido, o Rogério Micale que chegou ao comanda da seleção olímpica há apenas 20 dias do início das Olímpiadas. E o início da Seleção nas Olímpiadas chegou a dar razão para a desconfiança.
Fase de Grupos
Afinal, o Brasil esteve no Grupo A com África do Sul, Iraque e Dinamarca, um grupo tranquilo, mas o Brasil somou apenas uma vitória nesta fase do torneio. Os brasileiros de Neymar e companhia seguraram empates sem gols contra a África do Sul e Iraque.
Isso seria motivo suficiente para desacreditar a conquista do Ouro Olímpico. No entanto, o sonho continuou vivo pois na última partida da fase de grupos, o Brasil venceu a Dinamarca por 4 a 0 fora o baile com gols de Gabigol, Gabriel Jesus e Luan.
Fase Final
E se a vitória na última partida da fase de grupos serviu para manter o sonho vivo, a fase final veio para alimentar ainda mais as esperanças. Afinal, o Brasil bateu a Colômbia por 2 a 0 com gols de Neymar e Luan nas quartas de final. E na semifinal atropelou Honduras por 6 a 0, com dois gols de Neymar e Gabriel Jesus e um gol de Marquinhos e Luan.
A expectativa deveria ser a maior e melhor de todas para a disputa do Ouro, mas o adversário em questão não permitia. Ou melhor, a lembrança de uma derrota específica não deixava. A Alemanha, como um bicho papão, chegou à disputa pelo Ouro dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 após vencer a Nigéria na semifinal.
Brasil x Alemanha: A Disputa do Ouro nas Olímpiadas
A busca pelo inédito ouro olímpico no futebol brasileiro voltou a ser rodeada de insegurança pelos torcedores. Não é todo dia que uma seleção multicampeã como o Brasil leva sete gols dentro de casa em uma Copa do Mundo. Mas, a insegurança não teve muito tempo para crescer, pois ainda no primeiro tempo o então menino Ney marcou um belo gol de falta para abrir o placar.
Mas não era o suficiente, pois a Alemanha poderia empatar o jogo, poderia virar o jogo, e ainda pior, poderia aplicar outro 7 x 1. Por sorte, a Alemanha apenas empatou a partida na segunda etapa. Bom, quase sorte.
Com a partida empatada, a decisão veio nos pênaltis. E então o jovem alemão Petersen parou nas mãos de Weverton e sobrou para o craque Neymar fazer o gol do Ouro! O Brasil vencia a Alemanha em pleno Maracanã como mais de 60 mil pessoas presentes.
E se nós começamos essa história com uma lembrança trágica para o futebol, vamos encerrar falando da peça que entrou para a história da iconografia brasileira: a faixa 100% JESUS. A faixa foi utilizada por Neymar durante a comemoração do primeiro olímpico, e sempre será lembrada.
As Olímpiadas sem o Futebol Brasileiro
A seleção Brasileira, não contente com uma medalha, conquistou a segunda medalha de Ouro nas Olímpiadas de Tóquio em 2020. No entanto, perdeu a oportunidade de lutar pela terceira medalha de ouro seguida após não se classificar no torneio Pré-Olímpico. A Seleção Brasileira caiu no quadrangular final, após perder para Argentina e Paraguai.
Conclusão
Finalmente, chegamos ao fim de mais uma #CampanhaHistórica aqui na Aposta Real! O próximo artigo da série vai fugir um pouco do futebol e iremos abordar o Dream Team no Basquete Olímpico! Aliás, falando em basquete olímpico, aprenda Como Apostar em Basquete nas Olímpiadas com o nosso artigo em #ApostaReal Explica!
Confira as melhores odds em ApostaReal!