Cruzeiro x Palmeiras: CBF Determina Portões Fechados
A CBF determinou que a partida entre Cruzeiro x Palmeiras pela 37ª rodada do Brasileirão deverá ser realizada com
A CBF determinou que a partida entre Cruzeiro x Palmeiras pela 37ª rodada do Brasileirão deverá ser realizada com portões fechados, contrariando a solicitação do Governo de Minas Gerais, que pedia a presença de torcida única do Cruzeiro. Em uma nota assinada por Junior Avelar, diretor de competições da CBF, e André Mattos, diretor jurídico da entidade, é informado que a partida não contará com público. As informações são da Rádio Itatiaia e do Portal GE.
O Governo de Minas Gerais solicitou a partida com torcida única por conta da emboscada da torcida organizada do Palmeiras contra uma torcida organizada do Cruzeiro, em São Paulo, onde um torcedor cruzeirense foi morto. O pedido foi enviado à Federação Mineira de Futebol e a CBF, mas a nota da CBF veio na direção contrária.
O técnico do Cruzeiro, Fernando Diniz, cobrou a presença de torcedores no Mineirão, afirmando que a partida sem a torcida não é a mesma coisa. “Que não seja com portões fechados! Precisamos muito do apoio do nosso torcedor. Jogar no Mineirão sem a torcida não é a mesma coisa. A gente espera de fato que as autoridades competentes em relação a isso consigam ajustar todo necessário para que o jogo tenha a presença do nosso torcedor.”
O Palmeiras emitiu uma nota corroborando a decisão da CBF. Para o clube paulista, a decisão da CBF foi tomada em favor da isonomia. Na nota, a equipe ainda lamenta que as “autoridades de segurança pública do referido estado não tenham apresentado um plano que pudesse garantir a presença de palmeirenses e cruzeirenses no estádio.”
Determinação da CBF é Controversa
A determinação da CBF é controversa, apesar de atender aos princípios da isonomia como corroborado pelo Palmeiras em nota. No entanto, o jornalista Vitor Sergio Rodrigues relembra dois episódios semelhantes, mas que a CBF acatou o pedido por torcida única.
O primeiro episódio é referente a partida entre Palmeiras e Flamengo pela 36ª rodada do Brasileirão, onde o Ministério Público de São Paulo solicitou torcida única alegando a possibilidade de confronto entre torcidas organizadas. Na ocasião, a CBF acatou o pedido e a partida foi realizada com torcida única.
O segundo episódio relembrado pelo jornalista diz a respeito do duelo entre Cruzeiro e Palmeiras pela última rodada do Brasileirão em 2019. Na ocasião, o Ministério Público de Minas Gerais solicitou a torcida única pois o Cruzeiro corria risco de rebaixamento, o que poderia levar a uma confusão generalizada.
Cruzeiro x Palmeiras – Importância da Partida
A partida entre Cruzeiro e Palmeiras são importantes para as ambas as equipes, mas possuem pesos diferentes. Para o Cruzeiro, uma vitória contra o Palmeiras pode manter viva as chances de classificação para a Libertadores da próxima temporada. Enquanto para o alviverde paulista, uma vitória em cima do Cruzeiro pode manter em aberto a luta pelo título do Brasileirão.
Confira as principais notícias esportivas em Aposta Real!