Análise: Peñarol É Mais Do que Uma Zebra em “Preto e Amarelo”, Mas Não Deve Avançar
O Peñarol se prepara para enfrentar o Botafogo na semifinal da Copa Libertadores da América. Confira a nossa análise
O Peñarol se prepara para enfrentar o Botafogo na semifinal da Copa Libertadores da América. A partida de ida será na casa do Glorioso no Estádio Nilton Santos, no dia 23 de outubro. Apesar de ser favorito inegável na partida, o Botafogo deve ter em mente que o Penãrol é mais do que uma zebra em preto e amarelo na Libertadores.
Financeiramente, a comparação também pende para o lado alvinegro da disputa. De acordo com o site Transfermarkt, o elenco do Botafogo equivale à 136,50 milhões de euros (cerca de R$840 milhões). O modesto Peñarol por sua vez tem um elenco avaliado em 33,53 milhões de euros (aproximadamente R$206 milhões). Mas dinheiro não ganha jogo. Se ganhasse, o Flamengo não teria sido eliminado pelo Peñarol.
Veja também
Então, quando a análise volta para dentro do campo e possível afirmar que a presença do Peñarol na semifinal da Libertadores não é um acaso. Apesar de ter o elenco menos preparado se comparado aos demais finalistas (Atlético-MG, Botafogo e River Plate), o time aurinegro conquistou seu lugar na semifinal.
Ficou na segunda posição no Grupo G, atrás do também semifinalista Atlético-MG, com quatro vitórias e duas derrotas. Nas oitavas, venceu o The Strongest por 4 a 0 em casa na ida, e perdeu a volta por 1 a 0 fora de casa. Já nas quartas de final, eliminou o favorito Flamengo vencendo no Maracanã no jogo de ida, e segurou o empate em 0 a 0 na partida de volta em casa.
Fora da Libertadores, o Peñarol conquistou a Abertura com 41 pontos, foi líder do Grupo A na Rodada Intermediária e agora ocupa a quarta posição do Fechamento com 14 pontos na Primeira Divisão Uruguaia. Estes dados reforçam a ideia de que o Peñarol não é só uma zebra em preto e amarelo, mas não são suficientes para cravar que a equipe conseguirá bater de frente com o Botafogo.
Isso porque o Botafogo também fez uma boa campanha na fase de grupos e nas duas rodadas eliminatórias da Libertadores, além de liderar o campeonato Brasileiro, considerado a sexta liga mais forte do mundo. Finalmente, o comparativo entre as equipes ainda mostra o Botafogo como favorito e pode ser a zebra – por ironia do destino – do Peñarol na Libertadores.
Confira as principais notícias esportivas em nosso site!